NOVO ENDEREÇO DO BLOG

Informo aos leitores o novo endereço do blog Metendo o Bedelho: http://caiohostilio.com/

A nova página já está com novas postagens. Esse novo blog está com novo visual, para que você possa ter melhor entendimento. Espero que gostem e que dêem sugestões.

Peço aos parceiros que modifique em seus links o meu novo endereço.

Desde já agradeço pela colaboração.

EX-PREFEITO DE SÃO DOMINGOS DO AZEITÃO TERÁ QUE DEVOLVER DINHEIRO PÚBLICO

O ex-prefeito de São Domingos do Azeitão, José Cardoso da Silva Filho, foi condenado, em ação de improbidade, à devolução de RS 24 mil ao erário público; à suspensão dos direitos políticos por três anos; ao pagamento de multa civil correspondente ao valor mensal que recebia no cargo de prefeito e está proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais por três anos. A decisão é da 1ª Câmara Cível do TJ, em sessão nesta quinta-feira, 10.

 

O ex-gestor foi processado pelo Ministério Público Estadual (MPE) em ação civil pública por ato de improbidade administrativa, com base em relatório do Tribunal de Contas do Estado apontando diversas irregularidades no exercício financeiro de 1997. O pedido do MPE foi indeferido pelo juízo da comarca, porque os fatos não teriam sido comprovados.

 

REEXAME - Em recurso, a 1ª Câmara Cível reexaminou a questão, em processo de relatoria do desembargador Jorge Rachid, que entendeu presentes as infrações à administração pública.

 

Rachid se baseou na lei de improbidade administrativa, que descreve infrações onde não é necessária a comprovação da intenção do agente ou de lesão ao patrimônio público. Ele destacou que o ex-prefeito feriu princípios como a moralidade e legalidade, ao admitir credores sem comprovação de regularidade com a Seguridade Social; realizar pagamento sem contrato e com notas fiscais fora da validade, entre outros atos ilegais.

 

O magistrado frisou que cabia ao ex-prefeito comprovar a legalidade de seus atos, mas ele não teria produzido qualquer prova de defesa. O voto seguiu parecer da Procuradoria Geral de Justiça e foi seguido pelos desembargadores Raimunda Bezerra e Marcelo Carvalho (substituto).

Por que não aprendem?

SARNEY E SEU ETERNO JEITO DE FAZER POLÍTICA COM ARTE

No Senado há três partidos que têm o mesmo número de senadores, coisa que vem causando o último obstáculo para solução definitiva dos nomes dos presidentes das comissões permanentes do Senado. O senador Sarney informou que depois de reunião realizada ontem à noite, esta é a única pendência: "minha opinião é que esses partidos promovam uma reunião com o objetivo de se encontrar um acordo político. Não sendo possível, uma boa solução seria sortear as comissões entre os três partidos", sugeriu o presidente da Casa.

 

No que tange a contribuição dos parlamentares para o equilíbrio econômico, o senador Sarney se posicionou de forma favorável: "é essencial para o Brasil manter a estabilidade econômica, através do controle da receita e da despesa". Ele disse ainda que o corte estimado de R$ 18 bi de emendas parlamentares deve ser a contribuição do legislativo para as contas públicas. Ressaltou, porém, que as emendas que destinam recursos para obras em andamento devem ser analisadas caso a caso: "mas no geral, os parlamentares não devem estar isentos de receber cortes, sempre visando o interesse maior do país".

 

Quanto o orçamento do legislativo, Sarney disse que em sua gestão passada o corte linear de 10% no orçamento do Senado foi cumprido à risca. Ele informou que o orçamento da Casa está equilibrado: "no biênio passado tivemos, talvez, o melhor desempenho dentre os órgãos públicos em matéria de gastos. Isto tem permitido um orçamento equilibrado para esse ano".

 

Independente desses resultados, Sarney foi enfático: "vou determinar vigilância especial nos gastos da Casa", acrescentando que dentre outras iniciativas já estabeleceu que todo o servidor que ocupar cargo de direção não terá direito a horas extras.

 

Aos políticos: Será que é tão difícil assimilar como se faz política com arte, humildade e determinação?

 

ROBERTO COSTA PROPÕE LEI QUE FORTALEÇA DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS

O deputado Roberto Costa apresentou, nesta quinta-feira(10), um  Projeto de Lei que assegura  a livre organização dos grêmios estudantis na rede pública e privada do Estado. Durante seu discurso na Tribuna do Plenário Nagib Haickel, o Deputado, enfatizou a importância dos grêmios estudantis na história do país, desde a Lei Federal nº 7.398 de 1985, sancionada pelo presidente José Sarney. “Sabemos da importância de organização dos jovens na escola, por essa razão, quero dá direito a juventude de iniciar na escola um processo democrático”, disse Roberto Costa. O Projeto ainda assegura que nas instituições de ensino as entidades tenham  livre circulação e expressão no segmentos municipal, estadual e nacional baseado-se no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

 

CÂMARA CÍVEL CONDENA TELEMAR POR COBRANÇA DE DÉBITO INDEVIDO DE CONSUMIDOR

A operadora Telemar (Telecomunicações do Maranhão S/A ) deverá pagar o valor de R$12.500,00 a um consumidor que teve seu nome incluído, indevidamente, no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), em 2004. A decisão da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), nesta quinta-feira, 10, confirmou a sentença do juízo da 3ª Vara Cível de São Luís. Consta nos autos do processo que, em maio de 2003, o cliente solicitou a instalação de uma linha telefônica, a qual ficou com as contas atrasadas por quatro meses, ocasionando o corte total do serviço. O débito foi pago posteriormente e a linha cancelada.

 

CASA NOVA, VIDA NOVA

Enquanto se conclui as adaptações das novas instalações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), o órgão está funcionando temporariamente em imóvel localizado à rua Flamingos, Quadra 5, Casa 38, no bairro do Calhau. Segundo o secretário Victor Mendes, em no máximo 15 dias, a Sema deverá atender na sede definitiva, que será situada na Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18 – Calhau. Ele informou que as providências de mudança para o novo prédio já estão em curso e devem ser intensificadas ainda nesta semana. “Estamos concluindo o processo de montagem da mobília, sinalização e limpeza do edifício, para que possamos ocupá-lo em definitivo”. O plano de atuação para 2011 prevê seis linhas de atuação: Planejamento e qualidade ambiental; Educação e gestão ambiental compartilhada; Conservação dos recursos ambientais e da biodiversidade; Controle, fiscalização, licenciamento e monitoramento ambiental; Promoção de estudos e pesquisas aplicadas ao meio ambiente e recursos hídricos; Sustentabilidade Econômica da Gestão Ambiental.

A EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS AGRAVANTES E ATENUANTES

Vi o programa o último programa “Fantástico” da rede Globo, quando da matéria sobre a falta de creches no Brasil. Também verifiquei diversas reportagens, além de comentários de políticos e outras pessoas, mas todas foram feitas dentro do empirismo e até baseado no senso comum, visto que todos se acham educadores e que conhecem o assunto em sua essência. O programa “Fantástico” abortou o assunto superficialmente, pois sua intenção não foi a de mostrar a necessidade da Educação Infantil, mas sim a falta de creches, que é uma etapa do ensino infantil, para as mães que trabalham.

 

Dias atrás tive uma conversa prolongada do o deputado Gastão Vieira sobre a responsabilidade do ensino infantil está sob a tutela das prefeituras, que não investem nessa etapa fundamental para o prosseguimento do estudante até chegar ao ensino superior. Gastão se sensibilizou e prometeu levar esse assunto ao Ministro da Educação.

 

Mas vamos ao que interessa. As pessoas pensam que crianças de 0 a 6 anos não aprendem, visto que só pensam em brincar!!! Lendo engano!!! A criança passa a estimular sua inteligência desde que nasce, por isso é necessário que passe a freqüentar uma creche ou escola desde cedo. É preciso entender das linhas pedagógicas, diferenciar construtivismo de escola tradicional, pois desconhecem as diretrizes educacionais de Vigotski, Jean Piaget, Maria Montessori, Rudolf Steiner, Paulo Freire e tantos outros estudiosos da educação como um todo.

 

A Importância da Educação Infantil na Formação do Cidadão Crítico/Reflexivo é um assunto que deve ser afirmado frente aos profissionais da Educação, observando a diferença, no 1º ano do Ensino fundamental, entre os alunos que cursaram e não cursaram a Educação Infantil; e esclarecendo de que maneira essa etapa da educação pode contribuir na formação cognitiva e social do homem. Essa etapa educacional apresenta elevado valor, uma vez que durante esse período da vida é formada a personalidade da criança, determinando fatores que influenciarão no adulto em que se tornará. Contudo, ainda não há considerável conhecimento e valorização dessa etapa de ensino; tornando-se necessária a divulgação de seus benefícios e sua significativa colaboração na melhoria da qualidade de vida.

 

Diante de fator, a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) errou ao incumbir essa etapa importante (ensino infantil) para a formação do cidadão as prefeituras. “Os Municípios – a Prefeitura – e o Distrito Federal são responsáveis pela Educação Infantil e, com prioridade, o Ensino Fundamental... As Prefeituras poderão firmar convênios com creches comunitárias e repassar recursos de acordo com o número de matrículas”, diz o artigo da LDB. Quanta irresponsabilidade!!!

 

É preciso que sejam formuladas ações para a formação continuada das educadoras e equipe gestora das creches e de escolas de ensino infantil. Com isso, verifica-se que os municípios brasileiros, em sua maioria esmagadora, não se preocupam no investimento com esse ensino, por isso é que vemos pessoas mal alfabetizadas sofrendo para interpretar um anunciado de uma prova, isso no ensino superior.

 

Na verdade, a educação infantil é a base e o pilar de sustentação de toda vida escolar. A Educação Infantil é algo mágico, único e essencial na vida do homem; que "canta e encanta" a quem a ela tem acesso; sendo rico e engrandecedor acompanhar o desenvolvimento desses pequenos seres durante essa etapa de suas vidas. É incrível a percepção da capacidade de aprendizado das crianças, sua receptividade, carinho e pureza, e o que uma educação de qualidade e devidamente adequada ao desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional, vivenciado por elas, pode fazer em suas histórias.

 

Educação infantil pode ser mais importante do que o curso superior? Sim. É quando a criança experimenta o prazer pelo aprender e começa a gostar dela (ou não). A escola aguça a curiosidade da criança e diz a ela “olha que interessante é a vida!”.

 

Então, que os políticos, jornalistas, pais, educadores etc. não discutam o assunto apenas no empirismo, mas sim em sua essência. Para salvação da educação no Brasil, o governo Federal e o Congresso Nacional, tomem posição determinante para esse assunto, tendo a coragem de tirar essa responsabilidade das Prefeituras, que mal conseguem oferecer um ensino fundamental quantitativo.

INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE MARCA COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DO PT EM SÃO LUÍS

A inauguração oficial da nova sede do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores marcou o início das comemorações dos 31 anos do Partido em São Luís. Deputados petistas, secretários de Estado, dirigentes e a militância estiveram presentes ao evento, que contou com a presença do vice-governador Washington Luiz Oliveira e da ex-deputada estadual do PT, Helena Heluy.

 

Ao falar aos presentes o presidente do diretório estadual PT, Raimundo Monteiro, destacou os avanços conquistados no Estado pelo partido. Falou da posição em que o PT se encontra e destacou que este é um momento de união e que o PT deve deixar de lado as divergências e pensar no que é melhor para o desenvolvimento do Estado.

 

“Este é um novo momento. O PT tem a oportunidade de deixar a marca da sua gestão no Estado. Mostrar o modelo PT de governo. Temos também que ajudar a nossa presidenta, a companheira Dilma, neste grande desafio que é governar Brasil sucedendo o companheiro Lula”, disse Monteiro.

 

Rodrigo Comerciário, secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado, também destacou a história do PT e falou sobre a importância do Partido se unir como forma de fortalecimento em todo o Estado.

 

A ex-deputada Helena Heluy destacou a história do PT. Ela iniciou sua fala dizendo “Não há futuro, nem presente, se  não tiver história. Se não tiver passado”. Ela destacou nomes do partido que lutaram muito para fundar o PT no Maranhão.

 

“Onde quer que o PT esteja tem que deixar a marca dos sonhos de quem fez o PT. Vamos sempre em frente sem perder a capacidade de sonhar”, Destacou Helena Heluy.

 

O último a falar foi o vice-governador Washington Luiz que destacou que o PT é um partido de união, que tem conseguido mudar a realidade do Brasil e tem mostrado a sua capacidade em todas as áreas. Ele destacou que a administração do PT é responsável pela implantação de programas que são modelos para muitos países no mundo.

 

“Hoje quando completamos 31 anos nós podemos comemorar muitas realizações. Muito foi feito, mas ainda temos muito a fazer. Queremos uma sociedade solidária, democrática. Uma sociedade onde todo o povo tenha vez e voz”

 

O vice – governador disse ainda que o PT tem crescido no Estado, mas, que muito precisa ser feito e que um dos meios de trabalhar este crescimento é implementando um modo petista de fazer política.

 

“O PT não é um partido raivoso. É um partido solidário, que busca o diálogo. Essa é a visão do nosso Partido. Do Partido dos Trabalhadores”, destacou.

 

Ao encerrar a sua fala o vice - governador puxou o coro: Partido é dos Trabalhadores.

O PDT NÃO SE CURVA AO PSB DOS TAVARES

É sabido que os Tavares são os donos do PSB e que dominam o PcdoB e o PPS. E agora querem dominar o PDT e, assim, definir suas prioridades em torno do poder, cuja finalidade principal é o apoio de todos os partidos ditos de esquerda ficarem refem da candidatura de Flávio Dino a qualquer cargo eletivo majoritário que queira disputar.  Na verdade, os  Tavares quer transformar esses partidos numa espécies de fazendas em que o dono faz o que quer.
Hoje (10), A deputada pedetista e líder da bancada do seu partido, Graça Paz, deu um recado bem duro ao líder do bloco que é  formado pelos partidos PSB/PcdoB/PPS, Marcelo Tavares.

 

A deputada disse que o seu partido não deu nenhuma procuração ao deputado Marcelo Tavares, para que ele decida os caminhos que a bancada do PDT deve tomar na Assembléia Legislativa e que o PDT tem sua definições tomada de acordo com o que a legenda acha de fundamental. “Espero que essa seja a última vez que venho a essa tribuna para falar desse assunto. Não aceitaremos intervenções de quem quer que seja. E espero que sejamos reipeitados”, disse a deputada.

 

Por outro lado, o deputado pedetista Carlinhos Amorim disse diretamente ao deputado Marcelo Tavares (PSB) que ele cuide dos seus partidos: PSB/PcdoB/PPS e que deixe de mão as proposições do PDT, que sempre foi um partido de  saber tomar suas posições sem interferência daqueles que se acham os detentores da oposição.

 

Na verdade, o PDT sabe que foi o PSB dos Tavares que acabou com a campanha eleitoral do Dr. Jackson Lago em 2010, coisa que o deixou em terceiro lugar, com uma votação pífia até em São Luís, estratégia essa dos Tavares que levou Roseana a vencer no primeiro turno as eleições. O tiro dos Tavares saiu pela culatra.

 

O "feudalismo partidário" do PSB quer criar um  um sistema de feudos, onde os partidos aliados aos intentos reinaldista/flavista não passem de rebanhos. Para eles, não existe partido que possa se sobrepor as suas intenções. Por isso, Marcelo Tavares foi incubido de fazer as críticas ao PDT, mas a legenda brizolista rebateu  abertamente as críticas postuladas pelo PSB do Tavares, da tribuna, coisa que mostrou determinação e coerência política.

 

A ficção pelo dominio partidário exacerbou o poder daqueles que querem dominar os partidos hoje. Com a decisão do PDT, parece que os Tavares deram com os burros na água!!!

 

Diante desse fato, podemos dividir os políticos de duas maneiras: aqueles que vivem para a Política e os que vivem de Política. Qual a diferença? Esses últimos tomam as decisões, movidos por valores, vantagens e privilégios que a disputa política proporciona. Eles fazem da política uma sinecura.

Em busca da administração compartilhada com a população

SECRETARIA DE SAÚDE QUER AMPLIAR PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO DO SUS

A Secretaria de Estado de Saúde está colocando a disposição dos usuários SUS no Maranhão, um serviço de call center para recebimento de denúncias, críticas e sugestões. A central atuará como ferramenta de gestão, contribuindo para definição de ações que resultem em melhorias na prestação de serviços. O call Center, cujo atendimento será feito a partir do recebimento de chamadas para o numero 160, está sendo instalado nas dependências da Ouvidoria do SUS, ligada a SES, no Bairro Ivar Saldanha.

 

Dando o tom

DEPUTADO ROBERTO COSTA DEFENDE SEGURANÇA PÚBLICA

O deputado Roberto Costa saiu em defesa do Sistema de Segurança Pública do Estado do Maranhão, hoje (09), em seu discurso na Assembleia Legislativa. Roberto Costa defendeu as iniciativas do Governo do Estado, reforçando a atuação dos secretários Aluizio Mendes (Segurança) e Sergio Tamer (Justiça e administração Penitenciaria) nas negociações. “Em todos os momentos os secretários foram presentes nas discussões e o Governo tem anunciado soluções e investimentos para um problema que já vem de outros governos, como os de José Reinaldo e Jackson Lago, onde foram secretários Marcelo Tavares e Bira do Pindaré”, afirmou. Solicitou que as discussões na Assembleia, sobre o assunto, fossem abordados de forma mais ampla e não política. “Não quero aqui, responsabilizar governos passados, precisamos nos desarmar. A governadora Roseana Sarney tem anunciado concursos e altos investimentos para a Segurança Pública do nosso Estado”, disse Roberto Costa.

 

ENQUANTO ISSO...

O deputado Victor Mendes (PV) disse que o governo tentou construir o presídio de Pinheiro, mas que o prefeito de Pinheiro, José Arlindo (DEM), não autorizou a utilização do terreno onde seria construído o presídio e que já era sabido por todos da superlotação da prisão existente na cidade. Victor lembrou, ainda, que a construtora chegou a limpar o terreno para iniciar as obras. “José Arlindo disse à própria governadora Roseana que não iria liberar o alvará para a construção do presídio.

 

TRÊS PRESIDENTES E UMA PRIORIDADE: A REFORMA POLÍTICA

Os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Marcos Maia, foram recebidos pela presidente Dilma Rousseff. A prioridade para a reforma política foi tema principal o encontro, que aconteceu no gabinete de Dilma, no palácio do Planalto. Antes Sarney, que atua desde a semana passada na criação da comissão especial do Senado para discutir o tema, havia informado que os ex-presidentes da República e atuais senadores, Itamar Franco (PPS-MG) e Fernando Collor (PTB-AL deverão integrar a comissão. Pessoalmente empenhado nos convites para a participação dos senadores, Sarney espera concluir as indicações ainda hoje (9). O senador Aécio Neves (PSDB-MG), ex-governador, que já confirmou sua participação, defende a mesma posição do presidente Sarney: a reforma deverá ser feita neste ano. Ou, como de outras vezes, pode não acontecer.

 

LUCIANO MOREIRA INTERVÉM EM FAVOR DO TRANSPORTE ALTERNATIVO NA REGIÃO TOCANTINA

A pedido do Sindicato do Transporte Alternativo do Maranhão, o deputado federal Luciano Moreira (PMDB/MA) solicitou ao secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, que apure a apreensão de vans na região tocantina, por determinação do Ministério Público em parceria com a Prefeitura de Imperatriz. O parlamentar manifestou preocupação em relação a essa situação do transporte alternativo na região de Imperatriz. Ele afirmou que os perueiros estão devidamente regulamentados e que a apreensão das vans deixa o segmento inquieto quanto ao destino de sua atuação. “Queremos que a situação seja resolvida de forma a não se cometer nenhuma injustiça”, disse. De acordo com o deputado Luciano Moreira, o secretário Aluísio Mendes se comprometeu em ir pessoalmente a Imperatriz nesta sexta-feira (11) para averiguar como se procedeu a apreensão das vans pela Polícia Militar.

 

LUIS FERNANDO PARTICIPA DE SOLENIDADE DE SORTEIO DE 400 APARTAMENTOS EM BALSAS

 

O chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Luis Fernando Silva, representará a governadora Roseana Sarney na solenidade de sorteio de 400 apartamentos do programa “Minha Casa Minha Vida” no município de Balsas. A solenidade acontece na tarde desta quinta-feira, dia 10, no estádio Cazuza Ribeiro. A entrega dos 400 apartamentos se constitui num cumprimento de mais um compromisso da governadora Roseana Sarney com a população da região Sul do Estado. O anúncio das obras foi feito pela própria governadora Roseana Sarney, em agosto de 2009, durante uma visita sua ao município.

 

CIRCUITOS DO CENTRO HISTÓRICO E LITORÂNEA GARANTEM DIVERSIDADE DO CARNAVAL

O Pré-Carnaval de São Luís ganha mais um palco neste fim de semana: a Avenida Litorânea. A festa também continua, nesta sexta-feira (11), sábado (12) e domingo (13), nos circuitos do Centro Histórico, Praia Grande e Madre Deus. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), a folia prossegue até o dia 27 deste mês. A programação na Avenida Litorânea contará com a participação de bandas e trios elétricos. A Secma decidiu manter o espaço por conta da boa aceitação do público ano passado. Além disso, no local, trios e minitrios têm liberdade para circular. No Circuito Deodoro/Madre Deus e Centro Histórico se apresentam grupos como os blocos Tradicionais, Tribos de Índio, Tambor de Crioula, dentre outras manifestação de rua. "Queremos retomar o brilhantismo das festas populares, trazer de volta a alegria do carnaval maranhense com toda a sua diversidade rítmica e shows musicais com artistas", ressaltou o superintendente de Ação e Difusão Cultural da Secma, Wellington Reis, acrescentando que, nessa área, não poderão circular trios e/ou minitrios, visto que para esses grupos com esse tipo de veículo está reservada a Avenida Litorânea.

CENTRO HISTÓRICO ESTÁ ABANDONADO COM A CONIVÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL E DO CONSELHO DA CIDADE?


Depois de ver movimentos em favor do Centro Histórico, não poderia de dizer que por diversas vezes chamei atenção das autoridades com esse descaso com o maior Patrimônio Cultural do Maranhão.

 

A última vez que fiz isso foi num artigo editado aqui nesse blog, no dia 11/01, com o título: “POR QUE O CENTRO HISTÓRICO CONTINUA ESQUECIDO?”, São Luís é uma cidade constituída por um dos maiores acervos históricos existentes entre as cidades brasileiras, onde encontramos casas, casarões, palácios, igrejas, museus, teatros, praças e ruas que resgatam a nossa cultura ... E foi com este magnífico acervo que São Luís e nós fomos agraciados com o título de Patrimônio Histórico da Humanidade. Por outro lado, é visto que o poder público municipal, que é o gestor desse grandioso e rico acervo, não está tendo compromisso de manter viva a história... Não há uma manutenção preventiva, a estimulação aos proprietários dos imóveis em manter seus prédios em perfeitas condições e, principalmente, propagandas educativas para a preservação desse acervo, cujas conseqüências são trágicas, pois estamos vendo as ruas esburacadas e sem a arborização adequada ao ambiente, as calçadas com buracos ou remendadas com cimento, fugindo, com isso, das camadas originais, as casas e casarões em ruínas, as praças sem os seus romantismos e belezas, desnudas de jardins e árvores frondosas.

 

Com o exposto é bom observar que os logradouros que mais preocupam são as praças de São Luís, uma vez que apenas foram reformadas as Praças Gonçalves Dias e a Benedito Leite, que se diga de passagem graças aos recursos disponibilizados pela CVDR (Gonçalves Dias) e BRADESCO (Benedito Leite) e não recurso próprio da Prefeitura, mas que estão esquecidas. Contudo estamos aguardando que o governo municipal reforme as praças do centro histórico e as existentes nos bairros, aonde elas vem perdendo uma originalidade, sua magnitude, seu romantismo e, principalmente, a visitação que dantes era grande... Porque nelas é que as pessoas, principalmente pelas manhãs e fins de tardes, se reúnem para aquele bate-papo amistoso e descontraído, bem como a criançada nos feriados e fins de semana, para brincar ou fugir da monotonia que, às vezes, o nosso próprio lar nos faz. Leia mais no blog buscando as matérias do dia 11/01.

 

Para piorar a situação, cabe uma pergunta: O conselho da Capital Maranhense funciona?

Se existe esse Conselho da Cidade, há décadas mui estranhamente continua omisso e omisso à calamidade pública e coletiva testemunhada nessa capital, quando sequer não se determina a legitimar através da Câmara de vereadores, a necessária adequação dos Serviços Públicos para que sejam prestados em nível de qualidade, para mais de um milhão de habitantes. Até porque continuam três as parcelas do Fundo Constitucional dos municípios brasileiros-FPM, religiosamente recebidas a cada mês na condição de FPM/ESPECIAL pela prefeitura ludovicense.

 

Se existe esse Conselho(zinho), bem que este deveria “atiçar” essa cobrança, na melhor das hipóteses motivando através de provocação democrática, os nossos muito bem mensalmente remunerados vereadores, 99% dos quais já se preparando da maneira “mais fácil”, para conseguir garantir mais um mandato legislativo em 2012, para  o quadriênio 2013/2016.

 

Se existe tal Conselho, não deveria este se mostrar menor, que a indiferença refletida pelas legislaturas a cada quadriênio, quanto à preocupante realidade de uma cidade que indiscutivelmente vai crescer, de maneira desordenada e sem planejamento urbano, rural e industrial, desrespeitando o Meio Ambiente e os Recursos Hídricos, fazendo crer que a gestão de políticas públicas há muito não tem tido compromisso com a qualidade e a seriedade dessas políticas públicas, contrariando o volume de Recursos constados nos “aprovados” Orçamento Geral da capital maranhense, posteriormente igualmente aprovados a cada prestação de contas, sem qualquer questionamento aprofundado historicamente por parte dos vereadores e do tal do Conselho da Cidade, quanto à péssima prestação dos serviços ditos públicos, dessa maneira disponibilizados a quem deles precisa sem outra opção.

 (movimento democrata livre de São Luis, e outros*. E-mail: frecom_tp@hotmail.com)     

A COERÊNCIA SUPERANDO A POLITIQUICE!!!


A coerência tem que superar as politiquices. Confesso que nos primeiros dias dessa nova legislatura da Assembléia Legislativa pensei que seria uma Casa – renovada – melhor que a anterior, principalmente no que tange a politicalha e acusações infundadas. Pensei, ainda, que as atividades de simples blog seriam inúteis, pois todos afirmavam que as coisas seriam diferentes. Lendo engano!!!

 

Uma das coisas mais ridícula, isso em qualquer área de atuação, é tirar proveito da tragédia alheia. Quando isso acontece, o homem passa a exercer a sua irracionalidade em benefício próprio.

 

Para impedir a crítica democrática, as patrulhas “ideológicas” da raiva e do ódio sempre jogam uma espécie de maldição somente sobre seus opositores diretos. O que foi discutido hoje na Assembléia Legislativa: “matança na prisão de Pinheiro”, foi discutido como criticado como se fosse um caso inédito, quando todos sabem das diversas rebeliões com morte que acontecem por todos os presídios brasileiros e até de outros países. Na verdade, a oposição apenas ousou denunciar suas hipocrisias requentadas. Muito cedo, descobri que a propalada superioridade moral dos “esquerdoidos” era uma monumental farsa, uma vez que o assunto em questão é um problema nacional e não só do Maranhão.

 

Para jogar por terra esse discurso surrado e medíocre, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, com toda coerência afirmou que o problema no sistema penitenciário não é exclusividade do Maranhão, mas sim de todos os estados brasileiros. “Nós temos clareza que o problema penitenciário não é localizado do Maranhão. É um problema nacional. Mas isso não exime a responsabilidade de nós, o Governo Federal com a governadora Roseana Sarney, unirmos esforços, congregarmos ações e recursos para resolvermos esse problema”, disse Eduardo Cardozo.

 

O ministro anunciou a aplicação de R$ 20 milhões na construção, em seis meses, de presídios em Bacabal e Pinheiro. Afirmou que o ministério já estuda a disponibilização de verbas para a construção de mais três unidades prisionais no Maranhão.

 

Disse ainda que todos os líderes de rebeliões no Estado serão transferidos para penitenciárias federais de segurança máxima. “Decidimos fazer uma forte integração no âmbito das políticas do Maranhão e Governo Federal na questão da ressocialização (dos presos)”, completou.

 

Ele também parabenizou Roseana por conta de sua “disposição real e efetiva de tratar a segurança pública como prioridade”. “A governadora chamou pra si, do mesmo modo que a presidente chamou pra si, a responsabilidade dessa política. Designou uma equipe competente que trabalhará de forma integrada com outros poderes”, assinalou Eduardo Cardozo.

 

Diante disso, verifica-se que a coerência superou a politiquices!!!

ENFIM, A BASE DO GOVERNO MOSTROU A SUA CARA


Primeiramente, queria deixar claro aos leitores que na política os que ficam apenas na espreita não tem vida longa na política. É preciso mostrar a cara, ser parcial em suas convicções, ter determinação naquilo que você acredita e que possa mudar, mesmo que muitos não concordem com você.

 

A heterogeneidade faz parte da vida cotidiana do ser humano. Ela se materializa em todas as áreas de atual, cuja discordância precisa sofrer um questionamento crítico, pois assim haverá o enriquecimento da discussão em questão.

 

A gente ouve os debates na Assembléia Legislativa, mas tem horas que não suportamos a ausência daqueles que apenas ficam escutando as frustrações da “oposição” sem que seja rebatida a altura.

 

Mas, na sessão de hoje (09/02), os “governistas” mostraram as suas caras e rebateram as acusações e denúncias pautadas apenas na politicagem e, principalmente, sem aprofundamento do assunto em sua essência.

 

Viu-se ali não um discurso de “esquerda” ou “ideológico” praticado pela oposição – que se diga de passagem ser constituída por parlamentares que nunca lutaram pelos ideais dialéticos – na questão das mortes na prisão de Pinheiro. Utilizaram da tribuna para apenas jogar a culpa pelas mortes no governo do Estado, isso de um modo medíocre e politiqueiro, haja vista que rebeliões em presídios e prisões são fatores crônicos em todo o país. Não é justo se aproveitar de uma rebeldia irracional para marcar posição.

 

A discussão num parlamento, que representa o povo, deveria ser mais aprofundada, pois se deve tratar primeiro dos fatores que levam o homem a praticar essa selvageria, isso não somente no Maranhão, mas em todo o Brasil e nos demais países.

 

Na verdade, é deselegante mostrar um caráter baseado apenas no ódio, no rancor e na inveja. É preciso ter consciência e coerência para tratar de assuntos que estão mais voltados ao social que o político.

 

Todavia, os “governistas” souberam responder com argumentos os ataques, sem sustentação teórica, da oposição sobre o ocorrido em Pinheiro.

 

Está na hora da oposição saber ser oposição de verdade, ou seja, aquela que faz seus questionamentos críticos, que é salutar, dentro dos parâmetros coesos e deixar de lado as picuinhas e as politiquices, que só empobrece o parlamento.

 

Portanto, vale ressaltar que a base governista mostrou a sua cara na sessão de hoje da Assembléia Legislativa e espera-se que continuem com essa postura!!!

A IRRACIONALIDADE RACIONAL DO HOMEM

Depois de um bate-papo com a promotora Lítia Cavalcante pelo Facebook, sobre os últimos acontecimentos brutais cometidos pelos seres humanos, resolvi fazer este artigo. Analisei e vi que a realidade é tal como ela se apresenta. Crua, nua, feroz, insensível e cruel. Por que tem tudo que ser assim? Tão duro?

 

Passei a me questionar o porquê dos seres humanos serem ligados tanto às coisas materiais e menospreza as que são verdadeiramente importantes? Pensei... Pensei e cheguei à conclusão que na ânsia de ter, o homem esquece-se de ser e se não é, nunca será!!!

 

Outro questionamento que me fiz, depois da rebelião em Pinheiro, foi se o homem é de fato racional. Por incrível que pareça, verifica-se que somente o homem mata a si mesmo e o seu semelhante por motivos banais.

 

Outro fator preponderante no ser humano é sua capacidade de imitar tudo que não presta e gostar de tudo que é proibido. O mundo atual, a relação entre as pessoas, nos faz questionar o porquê de tanto conflito, especialmente quando isso de alguma forma nos afeta. E olhando mais de perto, vemos que os problemas são sempre os mesmos. Fazendo uma reflexão, perceberemos que quando chegamos ao mundo, os problemas já existiam; apenas vivenciados por outros que viveram antes de nós; as mesmas questões, repassadas de geração em geração, como uma herança genética, se podemos admitir que exista uma genética social capaz de se reciclar ao longo do tempo.

 

Voltemos às rebeliões seguidas de mortes que tomaram conta das prisões brasileiras. Não são raras às vezes em que o humano, supostamente o único animal racional, tem um comportamento muito mais bruto e bestial do que qualquer outro animal, com isso vemos os banhos de sangue nessas rebeliões.

 

A irracionalidade do homem o leva a destruição de patrimônios públicos e muitas outras selvagerias que comete. O certo é que o próprio homem vem sofrendo horrores com a incapacidade de muitos de seus semelhantes não conseguirem fazer o bem e seguir uma conduta condizente com a tão arrogada racionalidade de sua espécie.

 

O mais interessante é que essa relação irracional do homem contra seu semelhante tem sido marcada por uma razão-e-proporção absurda e contraditória. Ao invés de "civilizado", os homem recrudesceu os maus instintos de seus semelhantes, tanto individual como coletivamente.

 

Com isso, a selvageria cometida na prisão em Pinheiro é o reflexo dos últimos acontecimentos em Pedrinhas. Sabe-se que as prisões e presídios brasileiros são horripilantes, mas não se justifica matar um semelhante para chamar a atenção das autoridades e da população de que precisam que suas reivindicações sejam atendidas.

 

Na verdade, uma combinação de expansionismo urbano representou para um câncer em metástase da criminalidade e da selvageria generalizada. Por outro lado, o homem passou a ter acesso mais fácil às informações, principalmente os televisivos. Com isso, os imitadores da prática brutal irracional seguem o mesmo caminho, coisa que nem mesmo os mais ferozes animais carnívoros da fauna terráquea são capazes de manifestar.

 

É irônico ver que uma espécie dita racional, o homem, em seu modo mais "civilizado" precisar de grades e aparatos para não cometer os atos mais bestiais e irracionais possíveis contra o próprio semelhante. Só através da Educação e do retorno do homem para o campo agrícola, que é o habitat natural da maioria desses delinqüentes, que veremos a redução da criminalidade que assola o país. Dessa forma, esses homens poderão retomar a racionalidade e agir como ser humano. Para isso é preciso que o governo estimule e garanta educação e qualidade de vida aos que deixaram o campo para abarrotar as favelas nas grandes cidades.

 

Nesse caso, não adianta culpar “a” ou “b”, visto que o contribuinte é que vem arcando com as despesas, mesmo que precárias e desumanas, com a quantidade de delinqüentes que abarrotam os presídios e prisões no Brasil.

 

O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, nunca omitiu as necessidades do sistema prisional do Maranhão, muito pelo contrário. Ele sempre expôs com muita propriedade e responsabilidade a deficiência administrativa e humana para controlar a quantidade de presos existentes no Estado.

 

A presidenta Dilma Roussef sabe da deficiência prisional em todo o país e não demorou em ligar para a governadora Roseana Sarney para comunicar que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, virá ao Maranhão, onde assinará, no Palácio dos Leões, as tratativas dos convênios para a construção de mais cinco penitenciárias no Estado.

 

Contudo, fica uma pergunta: Será que esses homens irracionais, que mataram seis de seus semelhantes: Alexsandro de Jesus Costa Pereira, José Augustinho Bispo, José Ivaldo Brito, Jorge Luís de Sousa Moraes, Raimundo Nonato Soares Mendes e Paulo Sérgio Cunha Pavão, ainda tem recuperação para viver racionalmente?

PF PRENDE CINCO POR TRÁFICO INTERESTADUAL DE COCAÍNA NA CIDADE DE PINHEIRO/MA‏


TRANQÜILIDADE NA DELEGACIA REGIONAL DE PINHEIRO

Está tranquila a situação na Delegacia Regional de Pinheiro, nesta noite de terça-feira (8). De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) 14 presos solicitaram e já foram transferidos para delegacias de municípios próximos. A SSP informou que os líderes do movimento estão sendo identificados e a Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar o ocorrido. Os detentos que tiverem participação confirmada no motim serão indiciados por homicídio, cárcere privado e dano ao patrimônio público.

 

SES APRIMORA ATENDIMENTO A PACIENTE COM ANEMIA FALCIFORME

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Supervisão de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), deu início nesta terça-feira (8), à Capacitação para Equipes de Saúde da Família de São Luís em Anemia Falciforme. O curso acontecerá até sexta-feira (11), no auditório do SESC Turismo, no Olho d'Água. Durante a capacitação, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas e agentes de saúde de São Luís participaram de palestras sobre a doença, desde seu desenvolvimento e diagnóstico até o tratamento e acompanhamento do portador de anemia falciforme.

 

SECMA INSTALA BIBLIOTECA PÚBLICA EM PRÉDIO NA RUA DO EGITO


Parte do acervo da Biblioteca Pública Benedito Leite já está disponível para pesquisa, na Rua do Egito, nº 218, Centro da Cidade, em São Luís. O novo espaço foi aberto, nesta terça-feira (8), pelo secretário de Estado de Cultura, Luís Bulcão, e pela diretora da Biblioteca Pública, Rosa Maria Ferreira Lima. "A estratégia é temporária até que as obras sejam concluídas", explicou Rosa Maria Lima, se referindo à reforma que o Governo do Estado está realizando no prédio sede da Benedito Leite, localizado na Praça Deodoro. O novo local, na Rua do Egito, funcionará das 8h às 18h, oferecendo para consulta um acervo de dez mil livros. "Colocamos à disposição do público as publicações mais procuradas e os serviços considerados essenciais", revelou a diretora. No novo espaço é possível pesquisar todo o acervo de jornais e de diário oficial, desde o primeiro número, publicado no ano de 1906. O prédio na Praça Deodoro está passando por reformas em sua infraestrutura e as obras serão concluídas este ano. "O Maranhão vai dispor, em breve, de uma moderna biblioteca com elevadores e toda infraestrutura adequada para atender aos amantes da leitura pesquisa", destacou Luís Bulcão.

 

GRAJAÚ DESTACA-SE COM PRODUÇÃO DE FRUTAS


Poucos sabem, mas o estado do Maranhão está produzindo uva. O plantio está localizado no município de Grajaú, onde existe uma área de 8 hectares das variedades Patrícia e Isabel, com previsão de colheita de aproximadamente 280 toneladas de frutas até meados de 2012. Além da uva, a estimativa é de que, ao todo, existam 500 hectares de fruticultura no município de Grajaú. O plantio de uva, conduzido pelo engenheiro agrônomo Renato Nunes Filho, faz parte de um projeto do Grupo Agroserra, que pretende, ao longo dos próximos 10 anos, expandir a área para 100 hectares de plantio de uva e mais 60 hectares de outras frutas, dentre elas maracujá, abacaxi e acerola.

 

FELIZ ANIVERSÁRIO


Na próxima quinta-feira (10), o PT comemora 31 anos de fundação, com uma marca histórica: um partido de esquerda que conquistou democraticamente a presidência da república por três vezes consecutivas. Entre as principais ações, o ex-presidente do partido, deputado Ricardo Berzoini (SP) destaca a redução da desigualdade social e a força da militância.

 

SARNEY, COM POPÓ E MAIA


Depois de conversar com o presidente da Câmara Marcos Maia, Sarney recebeu no gabinete da presidência do Senado o deputado federal Acelino Popó (PRB/BA). O parlamentar baiano disse que a visita se justificava por que ainda não conhecia o presidente do Congresso. Sarney lembrou a Popó que ele era uma unanimidade no ringue e – de forma descontraída, brincou: "mas, por favor, não vá demonstrar suas habilidades de pugilista no plenário da Câmara Federal".

NEM SEMPRE A QUANTIDADE QUER DIZER QUALIDADE

Para iniciar essa minha reflexão, gostaria de buscar o que li numa belíssima crônica de Reuber Brandão para O Eco, “Vamos engolir sapos?”

 

Hoje (08/02), como de costume, estava na Assembléia Legislativa, conversando com meu amigo jornalista Itevaldo. Estávamos observando os deputados de oposição dominando a tribuna, exatamente fazendo acusações contra o governo do Estado. Eles se sentiam os donos da verdade, pois agora sabem, que mesmo com pouca audiência, a TV Assembléia tem seus telespectadores, que na maioria é constituída de pessoas formadoras de opinião.

 

Por outro lado, vi a bancada governista, maioria na Casa, calada sem condições de defesa, não por falta de capacidade ou de experiência, mas sim por falta de informações que pudessem levá-los a defender o governo.

 

Tudo indica que os deputados governistas ainda não conseguiram virar a página dos últimos acontecimentos, além do governo não transmitir a esses parlamentares os fatos que possam sobrepor às denúncias da oposição, que está sabendo utilizar muito bem dessa fragilidade.

 

O líder do governo, deputado Manoel Ribeiro, com toda sua experiência e capacidade de entender as artimanhas da oposição, foi à tribuna e disse aos governistas que se unissem na defesa do governo, pois os últimos acontecimentos já teriam ficado pra trás.

 

Em minha opinião, muito empiricamente, não está havendo sintonia entre o Executivo e sua base de sustentação no Legislativo. Não adianta quantidade se ela não tiver argumentos para debater e contestar as denúncias da oposição.

 

“Qualidade” é utilizado em situações bem distintas. Por exemplo, quando se fala da qualidade de vida das pessoas de um país ou região, quando se fala da qualidade da água que se bebe ou do ar que se respira e até sobre os debates políticos.

 

É preciso que o governo e sua base mensurem o que de fato querem: apenas quantidade para aprovar seus projetos e fiquem calados diantes das denúncias da oposição, ou se querem uma quantidade com qualidade, cuja finalidade é a de obterem informações do Executivo e, assim, puderem debater as denúncias, que na maioria não tem credibilidade alguma, mas que repetida diversas vezes, principalmente pela TV, termina induzindo o maranhense a acreditar.

 

Vale ressaltar, que a base governista é composta por deputados experientes e preparados e por jovens inteligentes e capazes. Falta sintonia!!!

 

Diante dos fatos, é necessário estabelecer parâmetros de medidas, não somente subjetivos, mas que esses facilitem ao deputado da base governista tomar a decisão certa para rebater as denúnicas.

 

Seria conviniente que o governo disposesse de medidas que levassem aos parlamentares de sua base condições direcionadas aos ataques, infundados ou não, da oposição, que até agora mostrou não ter quantidade, mas tem qualidade para utilizar bem dos artifícios que a Casa propociona.

 

Até agora os indicadores apontam que a quantitade não vem superando qualidade. A oposição agradece!!!

 

Então, caro leitor, não se engane, quantidade não significa qualidade, aliás tudo em excesso faz mal, até água, pois é ela, em excesso, que causa afogamento!!!

Com 81 anos ainda mostra como se faz política com arte

SARNEY QUER QUE AS EXPERIÊNCIAS DE COLLOR E ITAMAR FAÇAM PARTE DA COMISSÃO DE REFORMA POLÍTICA


O Presidente do Senado, José Sarney, dar outra aula de grandeza, de reconhecimento e perspicácia política, ao propor que os senadores e ex-presidentes da república façam parte da comissão da reforma política, isso sem interferência ideológica e partidária.

 

Os ex-presidentes da República e atuais senadores, Itamar Franco (PPS/MG) e Fernando Collor (PTB/AL) deverão integrar a Comissão de Reforma Política. A informação é do presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP), ao chegar nesta terça-feira (08) ao Senado Federal, Ele explicou que já tem uma lista com alguns dos nomes que serão convidados a compor a comissão a ser instalada ainda nesta semana.

 

“Os ex-presidentes da República que estão no Congresso evidentemente farão parte da comissão e que ainda hoje anunciará os demais integrantes da comissão, que terão um prazo de 60 dias de funcionamento”, afirmou Sarney.

CHARGE ELETRÔNICA

Notas do fim de noite

ROBERTO COSTA REBATE ACUSAÇÕES CONTRA O GOVERNO DO ESTADO


O deputado Roberto Costa, da tribuna da Assembléia Legislativa, para rebater as acusações feitas pelo deputado Rubens Junior, contra o governo do Estado, que repercutiram na revista Veja. Ao se pronunciar Robert o Costa, destacou a idoneidade de Rosane Guerra, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). “Quem á conhece, sabe do prestigio e da seriedade da presidente da Fapema, Rosane Guerra”, disse Roberto Costa. Para o deputado, as acusações feitas pela revista Veja são infundadas.  “Todas as suposições relatadas pela revista, não foram comprovadas”, afirmou. O deputado Roberto Costa,  ainda destacou que o Governo do Estado está trabalhando, e que será implacável contra qualquer acusação comprovada.

 

PT ENQUADRA BANCADA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA


‏Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 07, na sede do Partido dos Trabalhadores a reunião da Executiva do diretório estadual do partido. Na pauta, a definição da sobre a posição política da bancada do PT na Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão. Foi deliberado e aprovado por maioria uma resolução determinando que a bancada do PT não poderá integrar bloco parlamentar na Assembléia que contenha entre seus membros, deputados que sejam de partidos de oposição ao Governo estadual. A participação do PT no governo do Estado foi fruto da política de aliança nacional definida pelo Diretório Nacional do PT para as eleições em 2010. “O Partidos dos Trabalhadores está no Governo através do nosso vice-governador, Washington Luiz e alguns secretários de Estado, portanto, o PT não pode aliar-se na Assembléia Legislativa à deputados da oposição” explicou Raimundo Monteiro, presidente do PT. Segundo o Estatuto do Partido, nos artigos 63 e 66, as bancadas parlamentares estão subordinadas às decisões das instâncias do Partido. 

 

DESTERRO RECEBERÁ ESPORTE E LAZER


A Secretaria de Esporte e Lazer promove, neste sábado (12), a segunda ação do “Programa Maranhão Feliz”. Desta vez, a Sedel desenvolverá um dia de atividades esportivas e de lazer no Bairro do Desterro, em São Luís. O evento, denominado de “Desterro Feliz”, começa às 8h30. O objetivo do “Desterro Feliz” é criar um envolvimento entre a Sedel e a comunidade do Desterro utilizando, para isso, a prática esportiva. De acordo com o chefe do Departamento de Lazer da Sedel, Gilmário Pinheiro, é importante destacar que este tipo de ação promovida pela secretaria tem a função de atender toda a comunidade e qualificação de profissionais. Os esportes em destaque: o futebol de travinha, basquete, vôlei, peteca, futsal, tênis de mesa, jogo de damas, dominó, xadrez, jogo de botões, queimado, capoeira e recreação. Também haverá espaço para atividades artísticas e culturais existentes no Bairro do Desterro.

 

BOLSAS DA FAPEMA: UMA INVENÇÃO "BALAIA"

Do Marrapá2


A turma "tavares-dinista" se delicia em informar blogs maranhenses e até a imprensa nacional (tucana, diga-se de passagem) sobre o caso das bolsas da Fapema. Mas não informam que a utlização de bolsas para agregar aliados não invenção do atual governo, mas vem e longe: desde a gestão do professor Oton Bastos, no governo José Reinaldo. Bastos ajudou muita gente com bolsas do tipo BATI (Bolsa de Apoio Técnico e Institucional. O Marrapá 2 não demorará para divulgar os nomes dos beneficiários dessas bolsas na gestão Oton Bastos. Tem gente que vai parar na UDI. Aguardem!

 

RUBENS PEREIRA JÚNIOR E O "RATO"

 Do Marrapá 2


Meu amigo, não teve como não notar que o deputado "comunista" Rubens Pereira Júnior ficou "vermelho" de constrangimento no seu primeiro discurso, na Assembleia Legislativa. O deputado do PC do B só faltou defender a "Ditadura do Proletariado" e usou palavras e conceitos que não combinam nenhum pouco com o perfil do parlamentar, que é filho de um "coronel" da região dos Cocais. Isso é que dá em trocar Felipe Klam pelo rato Jerry. E será cada vez mais ridículo daqui pra frente, uma vez que será o "rato" o escriba oficial dos discursos de Rubens Júnior.

Posse em dois atos

RICARDO MURAD É EMPOSSADO NA SECRETARIA DE SAÚDE

I Ato

                                                                                               Fotos: Handson Chagas

No Palácio dos Leões, a governadora Roseana Sarney assinou a nomeação de Ricardo Murad como secretário de Estado de Saúde.

 

A solenidade no Gabinete da governadora contou com a presença de familiares de Murad (incluindo a mulher, Teresa Trovão Murad, ex-deputada estadual); o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo; e do ex-secretário de Saúde, José Márcio Leite. Presentes, também, os deputados estaduais Manoel Ribeiro e Max Barros; e os secretários da Casa Civil, Luís Fernando Silva; da Articulação Política, Hildo Rocha; chefe da Casa Militar, José Vieira; e da Comunicação, Sérgio Macedo.

 

A governadora agradeceu a dedicação de José Márcio Leite e anunciou a nomeação dele para a Fundação Hospitalar do Maranhão, que vai gerir toda a rede de atendimento do estado, e para o Conselho de Desenvolvimento do Estado. Na mesma fala anunciou a indicação de Manoel Ribeiro com líder do Governo na Assembleia Legislativa (AL).

 

Na solenidade realizada na SES, Ricardo Murad disse que dará prioridade absoluta para a conclusão do programa Saúde é Vida, considerado o maior na área de saúde pública da história do Maranhão, com a inauguração de 72 novos hospitais.

 

II Ato

                                                                                            Fotos: Nestor Bezerra

Em cerimônia simples que reuniu deputados, prefeitos, secretários estaduais e municipais, Ricardo Murad recebeu o cargo do antecessor José Márcio Leite na sede da Secretaria de Estado de Saúde. “O mais importante nessa missão que recebi de substituí-lo por esse período foi demonstrar minha lealdade. O exemplo vale mais que o discurso, pois o discurso passa e o exemplo fica. Como seu adjunto, pude comprovar a luta de Ricardo pela saúde e ninguém melhor que ele para concluir esse gigantesco programa”, declarou José Márcio.

 

Conclamando a classe política – em especial os deputados e os prefeitos presentes ao ato – a contribuir de forma decisiva, Ricardo Murad disse que o avanço da saúde pública depende da união de todos. “É preciso profissionais competentes, recursos financeiros e programas, com metas e objetivos a serem alcançados, e assessoria técnica aos municípios”, ressaltou o secretário, citando problemas a serem enfrentados, como a judicialização da oferta de medicamentos especiais e a baixa remuneração dos serviços de saúde da atenção básica.

 

Enfim, Ricardo Murad e Roseana Sarney poderão ter o sono dos justos. Como nenhuma justiça há no mundo... Independência, lealdade, seriedade, sinceridade e destemor é que faz os homens e mulheres poder deitar tranquilamente e dormir bem. Ao contrário de alguns!!!

 

Não há liberdade quando o consenso é fabricado pela covardia, coação ou desprezo!!!

ESTARIA O PRESIDENTE DA AL, DEPUTADO ARNALDO MELO, QUERENDO COLOCAR UM BODE EM SUA SALA?

Antes de entrar propriamente na matéria em questão, vou contar uma história para que entendam onde quero chegar.

 

Certa vez, um sitiante foi até a cidade se aconselhar com o velho padre. O velho padre (um conselheiro do vilarejo), pensou, pensou e perguntou: -- Você cria um bode também? O sitiante disse que sim. O padre então lhe disse: - Coloque esse bode dentro de casa e volte daqui a uma semana. O sitiante colocou o bode dentro de casa e depois de uma semana voltou a falar com o padre. “Pomba, padre, coloquei o bode em casa e as coisas só pioraram. O bode está comendo os poucos móveis que temos, ameaçando chifrar as crianças, fica berrando a noite inteira e não deixa ninguém dormir, fora o cheiro horrível que está pela casa”, disse o sitiante. O padre, com toda sua experiência, disse: - tire o bode de casa e depois volte aqui. O sitiante voltou e agradeceu muito ao padre. “A minha casa agora é um paraíso!!!

 

Depois de ouvir falar que o futuro Diretor da Secom da Assembléia Legislativa será o ex-secretário de comunicação do governo cassado de Jackson Lago, Zeca Pinheiro, com total apoio dos articuladores que traíram a governadora Roseana Sarney e ao deputado Ricardo Murad, não poderia deixar de expor o que se segue abaixo.

 

Tive acesso ao relatório de auditoria que mostra as ilicitudes da Secom do Governo Jackson Lago, que está sendo protocolando no Ministério Público, para que sejam investigadas a ilicitudes na pasta.

 

O relatório mostra que a Fapead foi a válvula de escape o sangradouro do dinheiro do contribuinte. O contrato da Secom com a Fapead iniciou-se com o valor de R$ 1.619 milhão e em pouco tempo foi aditivado com mais R$ 3.238 milhões, descumprindo com isso a Lei das licitações, que tem como ditame que aditivos só podem chegar a 25% do valor do contrato inicial, com isso o aditivo só poderia ser de R$ 404 mil. O certo é que o aditivo ultrapassou a casa dos 200%. Para piorar a situação, a Fapead não comprovou os serviços prestados.

 

Segundo a auditoria, a Secom comandada por Zeca Pinheiro gastou com serviço de monitoramento dos meios de comunicação exatamente R$ 269.441,00 mensal, enquanto que o governo atual paga apenas R$ 11.000,00 mensal pelo mesmo serviço prestado.

 

Uma das despesas que mais chama a atenção no relatório é o pagamento, sem comprovação e via Fapead, nos valores de R$ 1.469.286,00 e outro de R$ 1.129.285,00, para um tal Programa de qualidade de pessoal e apoio jurídico e administrativo.

 

No relatório consta que foi pago a NS Gráfica o valor de R$ 1.445,798,50, para produzir o material de propaganda do governo Jackson Lago. O certo é que a auditoria descobriu que a referida gráfica só existe no papel, pois em seu endereço, no município de Paço do Lumiar, o imóvel é uma residência de pessoas humildes. Também não foram encontrados os materiais, uma vez que pelo valor e pela data do contrato, ainda era para ter muitos exemplares na Secom.

 

Faz parte do relatório o pagamento de R$ 690.800,00 aos institutos de pesquisa Opinare, SGB, Comunique Assessoria e Exata, para fazer uma pesquisa de avaliação do governo Jackson Lago, isso no apagar das luzes de seu governo. Segundo informações, a Opinare pertence ao ex-todo poderoso do governo Jackson, Aziz Santos.

 

Com aluguel de carro, através da Coelho Rent Car, CNPJ 08463169/0001-90, a Secom gastou R$ 1 milhão, quando se sabe que o órgão possui carros próprios e as agências contratas, principalmente a de Evilson Almeida, possui veículos para efetuar o seu trabalho contratado.

 

Por fim, tem ainda o dinheiro gasto com o mensalinho de Zeca Pinheiro, através da Fepaed, como se todos fossem bolsistas. Nessa brincadeirinha foram gastos mais de R$ 784 mil. O mais interessante é que os bolsistas (jornalistas amilhados) não perderam uma aula do professor Zeca Pinheiro.

 

O relatório traz ainda outras ilicitudes com o dinheiro do contribuinte. Cabe agora o Ministério Público tomar as providências cabíveis.

 

Mas vamos voltar à história inicial dessa matéria:

MORAL DA HISTÓRIA:

A VIDA É ASSIM MESMO, ÀS VEZES ALGUMAS PESSOAS E ATÉ NÓS MESMOS COLOCAMOS OS BODES EM NOSSAS SALAS E NÃO O VEMOS... FICAMOS A PROCURA DE CULPADOS OU CULPANDO A TODOS PELOS INSUCESSOS, OU AINDA A PROCURA DE SOLUÇÕES MILAGROSAS PARA RESOLVER UM OU VÁRIOS PROBLEMAS... QUANDO SÓ O QUE É PRECISO FAZER É TIRAR O BODE DA SALA.

Notas para o fim de noite

SÓ LOVE

Da coluna Panorama Político do EMA

O senador Fernando Collor (PTB-AL) é só elogios para o senador Lindberg Farias (PT-JR), ex-líder dos caras-pintadas. Diz que gostou muito de encontrá-lo no Senado. “Ele é inteligente, educado e foi muito simpático. Quem não sabe virar a página não merece ler o livro”, disse Color. Os dois não revelaram de jeito nenhum o que Lindberg disse ao ex-presidente, que levou Collor às gargalhadas, na posse dos novos senadores.

 

Comentário do Blog: Acho que a maior lição de grandeza dita Fernando Collor: “Quem não sabe virar a página não merece ler o livro”, serve de alento para o deputado Ricardo Murad e a governadora Roseana Sarney, com relação ao acontecido na eleição para Mesa Diretora da Assembléia Legislativa. Que todos os envolvidos saibam virar a página e, assim, dar condições para a governadora Roseana Sarney fazer o melhor governo de sua vida.

 

ASSIMILANDO E VIRANDO A PÁGINA

Tudo indica que o deputado Ricardo Murad já digeriu as traições e virou a página do livro. Estive, hoje (06/02), com Ricardo, que parece não lembrar mais do acontecido. Ele agora só pensa em voltar para a Saúde e dar continuidade ao grande projeto de recuperação dos Serviços Médicos para o bem-estar dos maranhenses. Amanhã (07/02), ele toma posse na pasta. Quem acha que o médico Márcio Leite ficou chateado por deixar a pasta para Ricardo está redondamente enganado. O Dr. Márcio Leite sempre foi um dos maiores estimuladores da volta de Ricardo para Saúde, pois ele sabe que continuará contribuindo com sua experiência na posição de adjunto da pasta.

 

ENTROU ÁGUA NO CHOPP DE DAVIZINHO!!!

Ontem (05/02), o STF concedeu mais duas liminares que dar garantias aos suplentes dos partidos e não das legendas assumirem as vagas deixadas por aqueles que preferiram assumir Ministérios e Secretarias de Estado. Na Câmara dos Deputados já apelidaram a Lei de “Chiquinho Escórcio”, que me disse, hoje (06/02), que só assume se for a vaga deixada por seu companheiro de PMDB Pedro Novais, que assumiu o Ministério do Turismo. “Sei que a minha entrada na Câmara Federal está garantida com a saída do deputado Pedro Fernandes (PTB), que assumiu a Secretaria das Cidades do governo Roseana, pois sou o segundo suplente na coligação, mas a minha intenção é assumir a vaga do meu partido (PMDB) e vou até o final lutar por essa decisão do STF”, alertou Chiquinho Escórcio.

 

FÁTIMA TRAVASSOS E SUA SOLICITAÇÃO

Cansada de ver o prédio das promotorias não ter jeito de recuperação, a Procuradora-Geral do Estado, Fátima Travassos, foi a autora do requerimento pedindo uma diligência no edifício sede das Promotorias de Justiça de São Luís ao CNMP. O pedido foi deferido e a diligência acontecerá no dia 28 de fevereiro, às 9h, com a condução do conselheiro Bruno Dantas e demais servidores do CNMP, conforme divulgado em primeira mão por esse blog. Agora é esperar o resultado e quem sabe vir à tona os responsáveis por aquele prédio do MPE, órgão fiscalizador, ter se tornado um espeto de pau.

 

SECOM VAI DE BALAIO!!!

Num bate-papo com jornalistas, eles disseram que esperavam que a jornalista Waldirene assumisse a Secom da Assembléia Legislativa, com a vitória de Ricardo Murad, e que todos gostam do jeito dela tratar com seus subordinados. Depois disseram que não entendem o porquê da não escolha do jornalista Marco D’eça, que já foi adjunto da Secom do Legislativo Maranhense, onde mostrou liderança e capacidade de assumir os trabalhos da comunicação da AL. Todavia, o escolhido deve ser mesmo o Zeca Pinheiro, com total apoio dos articuladores da traição do Bloquinho a governadora Roseana Sarney e ao deputado Ricardo Murad. Vai entender o ser humano!!!

 

SEM PONTO DE REFERÊNCIA

Uma coisa deve ser ressaltada, o Legislativo maranhense perdeu seu ponto de referência. Na legislatura passada todos queriam falar da tribuna e chamar a atenção da deputada Helena Heluy, que sempre teve posição firme e suas convicções ideológicas determinadas, além de sua capacidade de saber ouvir e discutir os assuntos dentro dos parâmetros legais, nunca se utilizando da demagógica ou da falsa ética e moralidade. A Assembléia perdeu seu ponto de referência. Triste daqueles que achavam que essa legislatura seria superior a anterior!!!

 

ROSEANA E SEU PROPÓSITO!!!

A governadora Roseana Sarney, por sua vez, continua com seu propósito de fazer o melhor governo de sua vida e para dar continuidade ao seu intento, vai reeditar seus principais projetos, para que todos não esqueçam de que para estarem ao seu lado, os seus aliados precisam se engajar nos seus objetivos.

 

“CONTINUO COM ZÉ MARIO”, AFIRMA SOLINEY

De acordo com o blog do jornalista Décio Sá, o prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva, não desistiu de concorrer na chapa do prefeito de São João dos Patos, Zé Mário, pela Presidência da Famem. “Não sou homem de tirar apoio. Estou trabalhando pelo consenso porque os dois são amigos da governadora. Não vejo necessidade de haver disputa. Mas se não houver entendimento, continuo na chapa de José Mário. O meu trabalho é de conciliação, jamais de desistência”, disse Soliney.

 

MAIS DOIS ENTRAM NA LISTA DOS DESTAQUES

Com um mês de governo, já começam aparecer às ações dos secretários Luiz Bulcão (Cultura) e de Olga Simão (Educação), com isso eles se juntam aos que fizeram parte da lista daqueles que já vinham se destacando nos 22 dias de governo, segundo minha opinião, numa matéria publicada aqui nesse blog.

 

RELEMBRANDO

 

Nessa semana, segundo informações precisas, haverá mais cinco operações da Polícia Federal, como a que aconteceu em Barra do Corda.

POR QUE O PSB SE TRANSFORMOU NESSA BALBURDIA?

Após fazer a matéria “PSB EM MAUS LENÇÓIS”, repercutida no Jornal o Estado do Maranhão, onde mostrei o rombo de R$ 90 mil, aluguel atrasado, pagamento de funcionários e as obrigações trabalhistas (INSS, FGTS) com atrasos de meses, além da perda do fundo partidário e da venda da sede, não poderia deixar de falar da história desse partido que surgiu na Zona Rural e não nas camadas Urbanas.

 

O PSB maranhense surgiu através dos movimentos sindicais, principalmente aqueles ligados a área agrícola, no final dos anos 70 e início dos anos 80. Foi um partido surgido por pessoas que queriam maiores investimentos aos pequenos agricultores, tendo como baluartes desse embrião partidário, com ideologia realmente socialista, figuras como José Carlos Sabóia, Conceição Andrade, Juarez Medeiros, Zé Costa, Coroba, Irmã Celite, João Teixeira, Domingos Paz, Constância, Gaudêncio, Miguelzinho, Elias, Diquinho e demais figuras imponentes do saudoso PSB histórico.

 

Depois de organizarem o partido aqui no Maranhão, esses históricos conseguiram eleger José Carlos Sabóia a uma cadeira da Câmara Federal e três para a Assembléia Legislativa, Juarez Medeiros, Coroba e Zé Costa. Com o fortalecimento do Partido, Conceição Andrade conseguiu se eleger Prefeita de São Luís e outros membros alcançaram a Câmara de Vereadores de São Luís.

 

Em 1996, o PSB resolve apoiar a candidatura de João Castelo à Prefeitura de São Luís, com isso Jackson Lago taxou o Partido Socialista Brasileiro de vírus da oposição. Contudo, Jackson Lago se elegeu. Anos depois, nas eleições de 2010, Jackson Lago provou do verdadeiro vírus do PSB, quando o partido, comandado pelos Tavares, passou a massacrar sua candidatura ao governo do Estado, levando-o a ficar em terceiro lugar com uma pífia votação.

 

Esses históricos deixaram o partido saneado, sem dívidas, recebendo o fundo partidário, com seus funcionários e as obrigações trabalhistas pagas em dia.

 

Em meados dos anos 90, o partido passou a ser comandado por alguns desses históricos e pelo então advogado José Antônio Almeida. Após as eleições de 1998, o partido resolveu convidar Ricardo Murad e a então deputada estadual Teresa Murad a ingressarem no PSB. Ricardo Murad e Teresa Murad deixaram o PDT e foram para o PSB. Nessa eleição de 1998, Ricardo Murad foi o maior responsável pela eleição de José Antonio para a Câmara Federal, onde o parlamentar se sobressaiu muito bem.

 

Convidados por Ricardo Murad vieram para o PSB os deputados estaduais Pedro Alves (já falecido), Joaquim Haickel e Aderson Lago, além de trazer para o partido diversos prefeitos e vereadores, com isso o partido se fortaleceu e ganhou respeito.

 

O partido, com sede na Rua dos Afogados, passou a ser uma referência para a Executiva Nacional, que não titubeava em mandar para os encontros estaduais, pessoas como o ex- sanador Saturnino Braga, oVice-Presidente da legenda Roberto Amaral e o prefeito de São Vicente/SP, considerado na época como um exemplo de gestor público para todo o país.

 

O partido nessa época recebia normalmente o fundo partidário e a participação partidária de todos os deputados, prefeitos, vereadores e de demais filiados, com isso o PSB não tinha dividas, rombos, falta de pagamento de funcionários e das obrigações trabalhistas, além de pagar religiosamente em dia o aluguel e as contas de água, luz e telefone.

 

Em 2000, houve um imbróglio para saber quem disputaria a prefeitura de São Luís pelo PSB, visto que o deputado estadual Aderson Lago e o presidente do partido no Maranhão e deputado federal, José Antonio Almeida, queriam disputar essa eleição. O partido não se utilizou de uma decisão monocrática como aconteceu em 2010. Os dois candidatos disputaram numa eleição interna no Diretório Municipal de São Luís. O vencedor, democraticamente, foi José Antonio Almeida, que disputou as eleições com muita dignidade.

 

Nessa mesma eleição de 2000, o PSB conseguiu eleger diversos prefeitos, como o de Coroatá (Rômulo Augusto e mais cinco vereadores), Candido Mendes e o vice-prefeito de Viana (Carrinho).

 

Com o partido em alta e com respaldo da Executiva Nacional, o PSB em 2002 lançou Ricardo Murad ao governo do Estado e José Antonio Almeida a candidato a Vice-Presidente da República. Ricardo foi impedido de concorrer por ser parente da governadora Roseana Sarney, e José Antonio perdeu com Garotinho, contudo o partido não perdeu suas esperanças e continuou crescendo.

 

Em 2004, Ricardo saiu candidato a Prefeitura de São Luís, mas foi traído por José Reinaldo que lhe prometera dar total apoio a sua candidatura, porém o partido conseguiu reeleger e eleger vários prefeitos e vereadores.

 

Chegando em 2005, veio o ato fatal contra o PSB maranhense. Era a convenção para eleição do novo presidente do partido. Disputavam José Antonio Almeida e Ribamar Alves. José Antonio Almeida venceria a disputa facilmente se não houvesse a intervenção do então governador José Reinaldo e a traição de José Antonio Almeida a Ricardo Murad. O interessante dessa história foi Ricardo Murad financiar sua própria traição, visto que ele pagou as passagens e hospedagens dos delegados que tinham direito a voto.

 

Tudo já estava armado!!! A chapa de José Antonio se uniu a chapa de Ribamar Alves, com aval de José Reinaldo, e deu a vitória aos intentos dos Tavares, que a partir daí começaram a comandar a legenda no Maranhão.

 

Posso afirmar com tranqüilidade que o partido foi repassado sem nenhum rombo, com os pagamentos do aluguel, água, luz e telefone em dia, além dos pagamentos rigorosamente em dia dos funcionários e das obrigações trabalhistas, pois eu era um dos dirigentes da legenda.

 

Agora, o partido se transformou nessa balburdia, cuja ideologia foi pro espaço e a democracia se tornou um ato monocrático dos Tavares.

 

Pobre PSB maranhense!!!

  

A arte de fazer política não é para todos

SARNEY E SEUS 56 ANOS DE VIDA PÚBLICA

Não poderia deixar de dizer, primeiramente, que existem os que amam e os que odeiam José Sarney, mas uma coisa é clara, todos o admiram e fazem questão de contemplar sua inteligência na arte de fazer política. Antes que comecem a ler o que está abaixo, faça uma reflexão ao se perguntar: Por que eu amo? Por que eu odeio? Por que tanto os que amam quanto os que odeiam admiram? Os homens odeiam um ao outro pelo amor ao dinheiro, ganância e cobiça, ambição pessoal e desejo de poder, inveja e vingança. Também não é muito difícil para o homem se enganar a si mesmo, e descobrir uma causa que justifique o seu ódio.

 

Início, falando como tudo começou na vida política vitoriosa de José Sarney. De líder estudantil a deputado, governador, senador, presidente da república e quatro vezes presidente do Senado, esses foram os 56 anos de vida pública de José Sarney, hoje com 80 anos.

 

José Sarney, com seus 80 anos, dividiu o seu tempo em dois campos opostos, uma parte na vida política e a outra voltada para vida intelectual, chegando ao topo nas suas duas escolhas. Na política chegou a Presidência da República e na intelectual alcançou uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Pode-se afirmar que ele é um homem realizado em suas empreitadas que o destino o ofereceu com a benção de Deus.

 

Além de membro da Academia Brasileira de Letras, Sarney é membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, da Academia Maranhense de Letras, da Academia Brasiliense de Letras, da Academia das Ciências de Lisboa e Membro do InterAction Council (Chefes de Estado e de Governo). Ele é condecorado com a Medalha Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, Medalha José Bonifácio. É Grão-Mestre e tem Grã-Cruz ou o Grão-Colar das seguintes ordens: Ordem Nacional do Mérito, Ordem do Rio Branco, Ordem do Mérito Judiciário, Ordem do Cruzeiro do Sul, Ordem da Legião de Honra (França), Ordem de Sant’lago da Espanha (Portugal).

 

Tudo indica, para ele, a arte na política está pautada no bom diálogo, no saber ouvir, na elegância e na diplomacia, princípios esses, que o fez um dos homens mais importantes da Republica, pois lhe coube a tarefa da redemocratização do Brasil e, ainda, lhe cabe a consolidação completa da democracia brasileira, mesmo com seus 80 anos de vida, ao ser reeleito presidente do Senado pela quarta vez.

 

A Política assim maiúscula deve ser ação, não mero discurso. Aves raras são os políticos que alcançam essas alturas.

 

José Sarney tem dois trunfos que os levou a ficar no topo da política por 56 anos: o otimismo e paixão, que aparecem como notas dominantes em cada uma das suas reflexões. Mas, o seu humor? O humor é a própria razão dos ingredientes seguros de sua longevidade na vida pública. Quantos aos 81 anos de idade - que se completarão nesse ano de 2011, não parece abalar o homem que nasceu com o dom da arte de fazer política, com firmeza e exuberância.

 

Por sua competência e maestria na arte da política, ele sempre esteve no topo das principais decisões políticas brasileiras dos últimos 30 anos. Por isso, Sarney se tornou um homem invejado e perseguido por muitos. Com isso, eu vejo e ouço muitos articulistas políticos brasileiros e parte da mídia com mil pedras nas mãos apedrejando José Sarney. O interessante é que quanto mais o apedrejam com histórias mirabolantes e fictícias, Sarney aumenta seu prestígio e respeito no meio político e para aqueles que o amam.

 

Neste sentido, observa-se que a questão dos que odeiam José Sarney é vista no âmbito do senso comum, sem que seja feita uma análise suscita e histórica. Na verdade, esse sentimento de ódio, porém recheado de inveja e ao mesmo tempo de admiração, foi condicionado nos que odeiam pelos discursos e matérias contrárias, do cotidiano dos que não aceitam a maestria de Sarney na política. Daí fica constituído a partir de elementos culturais, sociais, subjetivos e historicamente indefinidos, esse ódio ao ex-presidente José Sarney. Todavia, vale ressaltar que na esfera do cotidiano no âmbito político, adentramos quase que imediatamente na representatividade que a multidão exerce na varias interpretações que se cria em torno daquele que conseguiu bater todos os recordes, até a do patrono do Senado, o saudoso Ruy Barbosa.

 

Para terminar com 60 anos de vida pública, visto que ainda tem quatro anos de mandato, José Sarney mostra mais uma vez como se deve fazer política com arte e perspicácia. Ele se reelegeu para presidir o Senado por mais dois anos, com 70 votos a favor dos 81 senadores, cujo consenso ficou claro entre governo e oposição em torno de seu nome.

 

É certo afirmar que o ex-presidente José Sarney, por mais que seus adversários “invejosos” não aceitem sua brilhante vida política de 56 anos, que findará aos 60 anos, vai terminar com ele vitorioso e no topo das principais decisões do país.

 

E, ainda, aos 80 anos, depois de tudo que criou de bom para o povo brasileiro como presidente da república – cito apenas cinco que conseguir vivenciar mais de perto: a redemocratização do Brasil, a promulgação da Constituição de 1988 (conhecida como Constituição Cidadã), o salário desemprego, o MERCOSUL, o único presidente da republica a eleger mais de 20 governadores e a rede de hospitais Sarah, e como presidente do Senado, revolucionou a Casa, quando criou o PRODASEN, a TV e a Rádio Senado, além de seus projetos aprovados de grande importância para o povo brasileiro; José Sarney pretende deixar, ainda, a Reforma Política, Jurídica e Fiscal.

 

Outro fator que chama a atenção de muitos – tanto para os que amam quanto para os odeiam José Sarney - são os seus índices de aprovação: o de popularidade como presidente da República, principalmente no início do Plano Cruzado, e na geração de emprego, que só são menores que os índices do ex-presidente Lula.

 

Por fim, só me resta deixar um pensamento de Platão sobre a ciência política: “... Tem como tarefa unir, combatendo a separação, cultivar a prudência e a moderação contra a exacerbação, e manter o enérgico contra o claudicante, colocando cada grupo no exercício de sua função e harmonizando todo o corpo da sociedade. A ciência política é, portanto, arte de domínio exclusivo do estadista filósofo”.

 

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]